“Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar”. (CHATEAU 1987)

Posted: 2011/05/01 in Artigos de opinião

Hoje as crianças precisam de tempo para brincar. A sociedade tem de devolver às crianças o tempo de que elas precisam para brincar. A afirmação é da investigadora Maria José Araújo (Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto), autora do livro “Crianças Ocupadas”.

Segundo esta autora as crianças entre os 6 e os 12 anos «trabalham hoje para e na escola, no seu ofício de alunas, cerca de oito a nove horas diárias, ou seja, cerca de 40 a 45 horas semanais».

Sobre as actividades extra-curriculares, ela diz:  «Essas actividades podiam ser brincar, mas são sempre em função da escola».

Isto é tragico e remete-nos para um texto de Chateau que diz mais ou menos isto:

E se de repente, as nossas crianças parassem de brincar, se os pátios das nossas escolas ficassem silenciosos; Se não fossemos mais distraídos pelos gritos ou choros que vêm do jardim ou do pátio; Se não tivessemos mais perto de nós este mundo infantil que faz a nossa alegria e as nossas dores de cabeça.

E ao invés… tivessemos:

Um mundo triste de pigmeus desajeitados e silenciosos, sem inteligência e sem alma. Pigmeus que poderiam crescer, mas que conservariam por toda a sua existência a mentalidade de pigmeus, de seres primitivos.

É perto do jogo, pela brincadeira que crescem a alma e a inteligência. É pela tranquilidade, pelo silêncio – pelos quais às vezes os pais se alegram erroneamente – que se enunciam frequentemente na criança as graves deficiências mentais.

João Carlos Mota

Anúncios
Comentários
  1. MARIAZINHA diz:

    Sim,e com toda a razão e .já o dizia um Grande Pedagogo: “-Uma criança,é um pequeno Ser em Devir.” E um dia reagirá consoante o padrão educativo aplicado pelos seus educadores, no decorrer da sua infância .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s